O Martírio

















São Cosme e São Damião sofreram martírio em Ciro (na Síria), durante a perseguição de Diocleciano, no início do século IV. Os dois irmãos curavam todas as enfermidades, não só das pessoas, mas também dos animais, fazendo tudo gratuitamente. Em grego são chamados de “anargiros”, isto é, sem dinheiro. Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os atravessassem com setas, mas os dardos voltavam para trás e feriam a muitos, porém os santos nada sofriam, foram obrigados a recorrer à espada para a decapitação, honra reservada só aos cidadãos romanos, e somente assim os dois mártires, juntamente com outros três irmãos, puderam prestar seu testemunho a Cristo. Seu culto alcançou Roma e dali se espalhou por toda a Igreja do Ocidente. Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV, na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.

Um comentário:

  1. GEN = Graças, aos Benditos: DEUS (SANTÍSSIMO), aos Santos São Cosme e Damião, e a Todos os Santos(as)! Sempre! Por tudo de: bom (bem, ótimo, excelente), a mim, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, que eu tenha (boas, ótimas, excelentes, salutares, sãs, sadias, saudáveis, positivas, positivistas): qualidades (estilos, modos, maneiras, tipos) de: vida, viver, vivências, a mim! Sempre! Assim Se Faça! Assim Seja! Amém!...

    ResponderExcluir