Pontos Cantados









Fui no jardim colher as rosas
e a vovozinha
deu-me as rosas formosas
Cosme e Damião
o Doum
Crispim e Crispiano
são filhos de Ogum

Cosme e Damião sua casa cheira
cheira cravo e rosa
cheira flor de laranjeira

Uma andorinha não faz verão
no terreiro de são Cosme e Damião
o Doum que vem brincar
com São Cosme e Damião

Que lindo cavalo branco
que aquele menino vem montado
descendo aquela serra
dizendo que é filho de um soldado
é Damião, é Damião
cavalo de Ogum

Ele foi doutor ele me curou
numa brincadeira que ele brincou
ele brincou
eram três crianças
eu me lembro bem
o terreiro em festa
eu me lembro bem
vieram de um a um
era Cosme, Damião e Doum

Ibeijada está de ronda
São Jorge de prontidão
salve o povo de Aruanda
Salve Cosme e Damião

Salve a linha de Santo
salve o Pai Oxalá
São Cosme e Damião
Santos do meu Congá
salve, salve a Ibeijada
vamos comemorar
São Cosme e Damião
venha nos ajudar
salve os Eres
da linha de Santo, o Ere
que vem da aruanda, os Eres
com minha Mãe Iemanjá
salve os Eres
mensageiros da paz e do amor
portadores da luz do Senhor
nosso Pai Oxalá

Crianças quando chegam de aruanda
Iansã quem manda
eles vem brincando auê auê
ao romper da aurora
squindim squindim
as crianças chegam assim

Pula criança vem cá
saravá esse congá
salve a onibeijada
salve todos os Orixás
salve todas as crianças
que vem saravá esse congá

Saravá Doum São Cosme e Damião
nessa hora de alegria protegei nossos irmãos
Dom, oh Doum
eu sou filho de Pemba, oh Doum
na sua proteção, oh Doum

Cosme e Damião
Damião cadê Doum?
Doum foi passear no cavalo de Ogum

Filho de fé estava doente
filho de fé estava chorando
filho de fé viu Ibeijada
filho de fé já está cantando

Só quem acredita vê
que essa vida é um doce
mesmo que não fosse
eu seria assim
sou um menino brincalhão
encontrei a chance
bem ao meu alcance
e agarrei pra mim
Doum viva Cosme e Damião Doum
Doum viva Cosme e Damião
viva Cosme e Damião
o que me importa é que é a gente miúda
me trouxe ajuda quando precisei
o que prego nas minhas andanças
só as crianças me digam a lei
e assim me sinto protegido
ungido com disposidade da fé
sua benção é a presença imensa
que vença com a crença
quem dê seu axé
da vida com arma furada
essa gurizada me fez renascer
e hoje sou cobra criada
ao ver Ibeijada falange de Erê
27 de setembro eu sempre me lembro
não esqueço de dar
cocada, paçoca, suspiro, pipoca, bolo
bala, bola, pudim e manjar.

Um comentário:

  1. Oi, legal!Passo para partilhar que Aline postou no Facebook um desabafo.
    São palavras fortes,vale a pena ler,rever as previsões e divulgar. https://www.facebook.com/deolho.nomundo.1/posts/1131497403599

    ResponderExcluir